sábado, 16 de fevereiro de 2013

O morro dos ventos uivantes



O morro dos ventos uivantes é um grande clássico, lançado em 1847 que conta a história de um amor maior do que tudo e todos, capaz de superar até mesmo o orgulho de ambos.  Cathy e Heathcliff foram criados juntos desde que o pai da garota decidiu salva-lo da fome, do frio e das coisas as quais ele estaria exposto vivendo nas ruas. Apesar das diferenças e dos problemas que eles tinham com o irmão da garota a vida dos dois seguia feliz e próspera, sempre sob a proteção de seu pai, até que o mesmo morreu e eles se viram sob as imposições do irmão maldoso que agora cuidava de tudo, no lugar do patriarca. E foi nesta mesma época que Catherine se viu encantada pelos benefícios de uma vida em alta sociedade e repleta de elegância e para completar com um pedido de casamento por Edgar Linton. 
Sua cabeça se enche, de modo que a garota fica sem saber se tomara a decisão certa ou não. Sim, uma decisão havia sido tomada... Ela aceitara! Mas você deve estar se perguntando, e Heathcliff? Em momento algum ela pensara em tira-lo de sua vida, inclusive quando é interrogada sobre os amores que nutria dentro do peito comparou seu amor por Heathcliff como as rochas embaixo da terra, as quais nada poderia atingir.  Um livro lindo, com um amor totalmente verdadeiro e puro, porém vivido por duas pessoas com seu teor de humanidade suja. Maravilhoso! Indico totalmente, apesar de estar com um pouco de ciúme da obra mais perfeita e linda que já chegou ás minhas mãos em toda a minha vida.


Trecho:


 Meu amor por Linton é como a folhagem dos bosques: o tempo o transformará, estou bem certa, assim como o inverno muda as árvores. Meu amor por Heathcliff assemelha-se às rochas eternas que jazem debaixo do chão: é uma fonte de prazer pouco visível, porám necessária. Nelly, eu sou Heathcliff! Ele está sempre, sempre no meu pensamento. Não como uma alegria, já que nem sempre sou uma alegria para mim mesma, mas como o meu próprio ser. Portanto, não me fale outra vez em separação, isso é impossível e...” 


Música de Kate Bush inspirada na obra de Emily Bronte em sua versão original, inclusive com um clip com imagens de uma das 5 versões de filme, esta com a atuação de Juliette Binoche e Ralph Fiennes, e numa versão da banda de metal, Angra.

Kate Bush


Angra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário