terça-feira, 9 de agosto de 2016

O natal de Poirot - Agatha Christie

crime yorkshire escritor desaparecimento


Comecei a ler os livros de Agatha Christie acho que eu tinha uns 16 anos, me encantei pela escrita dela e por seus personagens misteriosos, como faz muito tempo que li, algumas das histórias não lembro muito, então resolvi reler.


O primeiro livro que reli foi O natal de Poirot, esse livro nos traz a família Lee que a pedido do tirano chefe da família Simeon Lee se reúnem para comemorarem o natal juntos, reunindo portanto o filho rebelde que volta a casa depois de anos sem ver ninguém da família, o filhinho preferido da mamãe (que culpa o pai pela morte da mãe) vem com sua mulher, o filho pão duro também confirma sua presença com a esposa, e o filho responsável que mora com o pai desde sempre também estará presente para a comemoração do natal, porém outros convidados serão anexados ao natal da família Lee, como a neta desconhecida da falecida filha do senhor Lee, e o filho de um amigo do Sr. Lee,  temos formado um quadro de convidados interessantes de para o natal.  Porém na véspera de natal um barulho horrível de luta e um grito mortal se espalha pela mansão, o barulho vem do quarto do chefe da família, todos correm apavorados para descobrir o que está acontecendo, porém a porta está trancada e ao derrubá-la encontram o Sr. Simeon Lee morto de uma forma brutal. Dois detetives passam a investigar o caso e o Sr. Hercule Poirot é contratado por um dos filhos para ajudar a descobrir o assassino.


Agatha nos coloca em meio as discussões e problemas familiares onde todos que estão na casa até os empregados são possíveis assassinos, pois todos presentes ali tinham motivos para querer o velho Sr. Lee morto. Uma trama muito bem armada que ao final o leitor se ver encaixando os detalhes junto com o detetive Poirot e dando sentido a descoberta do verdadeiro assassino. 


Amo a forma que Agatha coloca os pequenos detalhes e depois os fazem se encaixar perfeitamente ao desfecho do mistério, uma escrita envolvente, um labirinto de palavras que ao ser devidamente montado revela de maneira simples e grandiosa a solução do mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário