quinta-feira, 25 de agosto de 2016

O elixir da longa vida (Honoré de Balzac) - Quinta do Conto

O conto narrado em 3ª pessoa onisciente, narra a trajetória de Don Juan Belvidero, começando pela morte de seu pai e mostrando a vida leviana que este levava até o seu desfecho. A história começa numa noite de festa na mansão dos Balvideros, enquanto Don Juan aproveitava sua festança seu pai jazia moribundo em seu quarto, em meio a festa um doa empregados chama Don Juan e lhe fala que seu pai está morrendo e que está chamando por ele (o filho), chegando ao quarto do pai Don Juan ver a figura de seu pai muito degradada. O pai confessa a Don Juan que descobriu como viver novamente e explica sem muitos detalhes o que quer que seja feito, mas Don Juan acha que seu pai está delirando, assim que o velho morre todos os proclamas são providenciados, porém o que o pai disse a Don Juan fica em sua mente e ele resolve fazer o que o pai lhe pediu, mas ao ver que o pai lhe falou a verdade sobre o elixir ele decide não continuar com os preparativos para a volta a vida do seu pai e interrompe de forma cruel o primeiro movimento de vida presente no corpo de seu pai.
Na segunda parte do conto Don Juan aproveita sua vida e a herança de seu pai, com o passar dos anos casa-se e tem um filho. Quando se encontra na mesma condição de seu pai próximo a morte pede a seu filho que unte seu corpo com o elixir assim que a morte chegar e seu corpo ainda estiver quente, Don Juan utiliza a bondade e crença o filho ao seu favor, assim sendo o garoto faz o que lhe foi pedido pelo pai na hora da morte, porém as coisas não dão muito certo e Don Juan volta a vida, mas não da forma que sonhou.

O Conto é uma critica aos costumes burgueses, cheio de ironia que chega a ser cômica no fim da história, faz critica a religião cristã. O conto é recheado de uma narrativa que mistura o real e o fantástico, fazendo com que o leitor queira chegar ao fim da história, pois em algumas partes a narrativa é um pouco monótona, por causa das descrições muito prolongadas (minha opinião). É um conto interessante e que faz o leitor pensar sobre a ironia da vida.


Boa leitura
Comenta o que você achou do conto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário