quinta-feira, 28 de julho de 2016

O poço e o pêndulo - Edgar Allan Poe


Projeto de Leitura que visa instigar a leitura através dos contos. Você pode participar  lendo e comentando sobre os contos. Postarei o link do conto da próxima semana ao fim da postagem que será feita toda quinta-feira. Os contos que serão lidos estarão exposto (AQUI), postarei minhas considerações sobre o conto da semana aqui mesmo no Outro Site.

Primeiro conto escolhido O poço e pêndulo  de Edgar Allan Poe

Nesse conto temos um narrador em primeira pessoa e participativo, no foco narrativo vemos o desenrolar da história a partir do ponto de vista dele. Nos é apresentado sentimentos de horror e medo ao nos depararmos com a situação do prisioneiro, esses sentimentos são apresentados ao leitor de forma direta, pela personagem principal.
A história tem como pano de fundo a inquisição, portanto presenciamos personagens secundários como os inquisidores, os torturadores e os libertadores, personagens que não aparecem diretamente na história, mas que o leitor sabe que eles estão presentes nas sombras do conto.
O prisioneiro está  lutando pela vida e contra o tempo, muitas vezes se deixando abater pela situação em que se encontra, as vezes tenta lutar e outras se entregar ao destino que lhe parece eminente. O psicológico abalado faz com que ele não consiga se decidir entre viver ou morrer, pois a tortura física e mental abalam a vontade e a força de resistir, porém presenciamos em alguns momentos sua luta pela vida em meio ao desespero de sua prisão e tortura.
O conto deixa o leitor apreensivo com a situação da personagem principal, o leitor (pelo menos eu) fica agoniado quando imagina a situação do prisioneiro ao se deparar  com o pêndulo descendo, descendo e descendo lentamente. É não apena um conto de horror, mas sim um conto sobre a vontade de sobreviver apesar de perder a esperança por muitas vezes. Quem ainda não leu é um ótimo conto.

E você leu? O que achou? Comenta! :)

Próximo conto >> A causa secreta - Machado de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário