quarta-feira, 13 de julho de 2016

Ciço de Luzia

"Nessa caatinga grisáia, o qui guia eu é o pretume dos zóio dela"
(Ciço, fi de Santana e Rumão)

Essa dica vai pra quem curte um romance regional nordestino, desses bem arretado com um vocabulário bem típico e rico em detalhes da cultura daqui.



Ciço de Luzia é um livro que conta a história de um casal apaixonado, inicia-se com eles pensando ter um amor platônico pelo outro até se darem conta que se gostam, e a história vai se desdobrando em pequenos capítulos contando a rotina de cada um dos dois, enriquecida de detalhes e eventos que envolvem não só o romance deles, mas tudo a sua volta, a convivência em casa, no trabalho, com a família, com os amigos, enfim, uma descrição bem natural de tudo o que envolve esse universo. 

É um livro bem poético e resgata aquele tipo de amor inocente, mas por se tratar de um mundo no nordeste de tempos atrás, é possível perceber ainda aquele velho preconceito a respeito de valores, construindo a imagem de "meninas direitas" ou não e críticas ou comentários a respeito da sexualidade, mas vejo isso apenas como uma representatividade de coisas que talvez o próprio autor tenha vivenciado sem a permissa de julgá-lo por isso, como disse, o livro é bem fiel aos costumes nordestinos.

O livro também conta com um glossário em cada capítulo, a fim de facilitar o entendimento de quem lê, principalmente para os que desconhecem as expressões ou gírias nordestinas, sem contar que as palavras são ditas fielmente como os personagens falam, com direito a licença poética e tudo e é muito gostoso de ler! Você se sente bem a vontade com a escrita.

No geral, classifico-o como um bom livro, há outros na mesma categoria melhores, claro, mas este é bem agradável para se passar o tempo, se sentir em casa, para os que são ou tem algum tipo de relação com o universo nordestino, e também dá a oportunidade de quem não conhece, passar a conhecer esse mundo bem da raiz, de quem já viveu aquilo, e não fica preso só no assunto de seca, que é o mais comum de se ver, mas transita entre diversos assuntos, como mencionei acima.

Fica a dica pra quem tá afim de ler um romance com essas características. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário