quinta-feira, 23 de junho de 2016

Depois de você - Jojo Moyers

Se não leu o livro "Como eu era antes de você" ou assistiu o filme é melhor não continuar com a leitura, texto contém spoiler.


"Depois de você" é a continuação do livro "Como eu era antes de você", nele conta-se como a vida de Louisa Clark continuou quase dois anos após a escolha feitas por Will atingirem a Lou, sua família e a família do próprio Will.


Nas primeiras páginas vemos uma Lou ainda em luto tentando superar a perda de seu amigo e amor, uma Lou que se embebeda para não sentir a falta e nem pensar em Will Traynor, uma Lou que trabalha em um lugar que detesta e que por causa do luto não consegue fazer o que Will lhe pediu. A Lou que usava roupas vintages, coloridas que eram uma parte de sua personalidade agora se apega a jeans e camisa, deixou os vestidos alegres de lado e sua alegria foi guardada com todas suas roupas dentro das caixas espalhadas em seu novo apartamento que não parece ser um lar. Vemos uma Lou Clark embriagada que cai do quinto andar do prédio que mora e que depois disso todos pensam que ela tentou se matar. Lou não é a mesma e dá pra sentir seu luto através de suas atitudes e desculpas para não seguir em frente. Uma certa madrugada ela recebe uma visita inesperada e a partir daí tenta através dessa pessoa, que passa a fazer parte de sua vida, se redimir por não fazer as coisas que Will pediu que ela fizesse, usando muitas vezes essa pessoa como desculpa.


Desde o primeiro livro que eu não gosto muito da Treena (a irmã de Lou) sempre achei que ela se metia demais na vida da nossa protagonista e esquecia de viver a sua, porém ela é uma típica irmã chata que se preocupa e ama sua irmã mais nova ela me fez gostar um pouquinho dela nesse livro. Vemos também a liberdade da mãe de Lou, uma mulher que vivia unicamente para agradar sua família, principalmente o marido, perceber que ela pode ser muito mais do que uma dona de casa, que ela pode estudar se informar e viver fora das paredes de sua casa. 
Lou depois do acidente (ter caído do quinto andar) passa um tempo na casa dos pais para se recuperar e só retorna para seu apartamento com a condição de frequentar um grupo de  recuperação do luto, com as idas ao grupo "Seguindo em frente" ela encontra uma pessoa que a ajudou no momento do acidente e começa a se relacionar com ele, ao mesmo tempo a pessoa que apareceu no apartamento dela a Lilly faz absurdos com a Lou (coisas que eu não teria perdoado) e a nossa protagonista muitas vezes leva tudo na calma, coisa que me chateio bastante em alguns momento de leitura.
Senti muita falta de dar as risadas que dei no primeiro livro, porém percebi que eu como leitora passei junto com Lou pelo luto da perda de Will, vi a Clark deixa a tristeza de lado (sem esquecer de Will, é claro) e começar realmente a seguir em frente e viver, entendi que ela precisava enfrentar as coisas ruins para chegar nas boas e que uma perda como a dela demoraria para se curar e posso dizer, ela se curou e a memória de Will seguiu com ela. O livro fez com que eu também me curasse da perda de Will Traynor, no começo da leitura senti muita falta dessa personagem. Ele e Lou Clark serão uns dos casais que vou lembrar sempre. Os personagens do outro livros aparecem, os pais de Will, a família de Lou, os vizinhos fofoqueiros e até aquele namorado chato. 


Jojo Moyers deu uma cura digna para Lou um final muito merecido para essa personagem tão adorável, é claro que terão aqueles que irão dizer "Ela não deveria ter feito isso no fim, deveria ter feito aquilo.", mas lembremos (pra quem já leu muitos livros dessa autora) ela trabalha de forma mais realista possível em suas história, não espera algo diferente do que encontrei nessa, só posso agradecer a Jojo por mais uma história linda e dessa vez sem lágrimas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário