sábado, 16 de fevereiro de 2013

Filme: As Vantagens de Ser Invisível



Conheci As Vantagens de Ser Invisível a partir do dia em que a minha amiga Ionara me apresentou, afirmando que a história tinha tudo a ver comigo... Pois não é que tinha! Foi inclusive ela que fez o post aqui falando sobre o livro. Levando na zoação, acabei descobrindo uma grande obra que deve ser lida e vista por todos. Como o livro já foi comentado por aqui, hoje falarei sobre o filme, que assisti há alguns dias atrás. Achei que o filme conseguiu captar muito bem as ideias do livro, mas também achei que faltou muitas partes cruciais que mereciam ser colocadas, mesmo que não tivesse todo o texto integral das cenas.

Vamos lá, o que EU ACHEI que faltou no filme:
- Cadê todas aquelas partes que as pessoas falam "Charlie, esse é o nosso segredinho"?!...
Isso acontece no livro inteiro e fora a parte em Patrik fala isso em relação a Bram, não lembro de ter visto mais no filme... Queria ver o pai dele chorando na cozinha e dizendo isso a ele, após um intervalo do final da série "M.A.S.H." em que todos choravam na sala... E também quando sua irmã engravida e pede para ele acompanhá-la até a clinica para o aborto... Senti falta disso, porque é disso que é feito o Charlie, de favores e segredos para os outros.

- E como eles não colocaram aquela parte tão linda e nostálgica do livro?!
Aquela parte em que ele está voltando para casa no ônibus escolar super triste por querer estar se formando junto com seus amigos, então ele lembra dos tempos de criança no último dia de aula, quando geralmente todos cantavam "Another brick in the wall parte II" ou uma música (que acho que é do Alice Cooper, não sei ao certo) que diz "... nunca mais lápis, nunca mais livros, nunca mais a censura nos olhos dos professores...", então ficavam com medo da reação do motorista, e quando este não mostrava se importar, todos caiam na gargalhada. Foi uma forma tão perfeita de descrever uma nostalgia.

- Eu também queria que aquela conversa com a Sam não fosse mudada em nada...
No início do livro, quando Charlie mostra interesse por Sam, ela diz para ele que nunca dariam certo, por causa da idade, seu relacionamento com Craig e tudo mais e que ele não devia olhar para ela "daquele jeito"... Mas nessa conversa de Sam com ele, quando ela dá um tapa na cara dele (metaforicamente falando), é uma das cenas mais fortes, na minha opinião. O filme apresentou isso? Sim, e achei que ficou muito boa e emocionante também, mas ainda assim, ainda achei que não foi tão intenso como no livro, achei que ficou um pouco modificado as falas, e mesmo sendo apenas uma adaptação, queria mais intensidade.
"― É ótimo que você ouça e seja um ombro amigo para alguém, mas há momentos em que a gente não precisa de um ombro. E se precisarmos de um braço, ou coisa parecida? Você não pode se limitar a se sentar lá, colocar a vida de todos à frente da sua e pensar que o que importa é o amor."

E tem outras partes que eu também gostaria que tivesse, como o último diálogo com seu professor em que ele chora, mas comparando com as que citei, essas poderiam ser dispensadas já que não dá pra pôr tudo, infelizmente. u.u Mas estas são pequenas observações de uma fã chata, o filme em si é muito bom, a trilha sonora é muito boa (principalmente no livro, que tem tantas músicas lindíssimas), com clássicos incríveis de bandas como The Smiths, Pink Floyd, Beatles, Suzanne Vega, U2, David Bowie, Nirvana e tantas outras. Além disso, conseguiram captar bem a personalidade dos personagens no filme, Patrik ficou perfeitamente igual ao que eu imaginava, e apesar de esperar a Sam menos meiga, não posso reclamar da belíssima atuação da Emma Watson, ela é incrível! e o perfeito Charlie do livro que Logan Lerman representou tão bem (sinceramente não gostei dele como Percy, mas o Charlie ele interpretou muito bem). E finalmente, a parte do túnel, tão linda e tão perfeita que eu não poderia deixar de mencionar, aquilo foi demais!

"Eu me sinto infinito..."

Ai que eu não paro mais de falar!... Fiquem com o trailer!
Beijos.

Um comentário:

  1. Amei o livro e o filme mas também acho que faltaram algumas partes como por exemplo no filme não fala que ele fuma mas mesmo assim os dois são lindos!!

    ResponderExcluir