sábado, 16 de fevereiro de 2013

Desenhos animados e a II Guerra Mundial


Os desenhos animados foram criados com um intuito de diversão e entretenimento para as crianças. No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial eles se tornaram grandes ferramentas para promover a guerra ou formar aliados, dispondo de acontecimentos da época que influenciavam as pessoas que os viam.
É muito vasto o número de desenhos disponíveis com conteúdo nazista ou simplesmente envolvido com alguma temática da época da guerra. O mais conhecido e comentado é o do Pato Donald, em que o personagem se apresenta como um soldado e executa todas as ações que um soldado deveria cumprir sem direito a reclamações. Mais do que uma apresentação dos fatos, o desenho veicula e estimula toda a adoração destinada a Hitler.



Além deste, há também muitos outros, um deles envolve até o Looney Tunes, no episódio "Daffy - The Commando":

Os três porquinhos, por sua vez, mostraram o lado dos prejudicados pelos nazistas, que se encaixariam como os Judeus. 



No Japão foi produzido um desenho com a intenção de denegrir a imagem dos Estados Unidos. O que havia nele? Apenas o personagem Mickey Mouse bombardeando e promovendo caos a uma ilha onde os habitantes festejavam em total felicidade até começarem a se tornar alvos do ratinho.

No mesmo naipe, encontramos também o Popeye, envolvido nessa guerra entre o Japão e o USA. Confiram a seguir este episódio que foi banido:


E lembram do famoso personagem brasileiro "Zé Carioca"? Pois é, ele também se envolve na temática. Não pensem que ele foi criado apenas porque os produtores da Disney simpatizavam pelo Brasil sem nenhum motivo prévio. Zé Carioca foi criado apenas com o intuito de induzir o Brasil a ficar do lado dos Estados Unidos na Guerra. Para se ter ideia, o episódio foi exibido somente aqui, no Brasil. Eis o episódio "Aquarela do Brasil":


Enfim, esse assunto tem uma extensão imensa, por isso vou ficando por aqui, deixando como dica pra quem se interessa com o tema. A temática é interessante, mas não deixa de ser algo lamentável e covarde, utilizando-se de uma mídia para crianças como uma ferramenta para induzir pessoas a fazerem algo 

Simony

Nenhum comentário:

Postar um comentário