sábado, 16 de fevereiro de 2013

50 Fábulas da China Fabulosa



Sabe quando você fica tão encantado por uma capa de um livro ou por um título bem chamativo? Eis que me acontece ambas as coisas com "50 Fábulas da China Fabulosa", um livro bilíngue de fábulas chinesas, e lá fui eu verificar se o conteúdo fazia jus a lindíssima capa vermelha com essa imagem super colorida. 

As imagens mirabolantes são feitas com o uso da técnica chinesa de sombras feitas de recortes. O livro nada mais é, como o próprio título já determina, uma viagem repleta de histórias passadas na China antiga. Com notas de rodapé, os textos nos situa o lugar onde se fala e os termos para nós desconhecidos. São de diversos períodos históricos e autores variados, umas trazem uma lição bem clara, outras ficam ao ar fazendo com que o leitor reflita sobre a história.

A linguagem é simples, os textos são curtos, diretos e falam, quase sempre, da vida comum dos personagens. Algumas são mais sérias, enquanto outras são mais engraçadas.

O livro me encantou, e apesar dessa sua linguagem simples e de ser uma leitura destinada à crianças, eu acho que todos podem tirar um bom proveito de suas lições. Algumas fábulas eu até atribui grande valor ao observar suas lições de moral, como é o caso de "O pássaro de nove cabeças" que, com sua gula brigava uma cabeça com as outras até ficarem tão machucadas a ponto de não conseguirem comer mais, sem se darem conta de que podiam alimentar o mesmo estômago; "O lobo de Zhongshan" que nos mostra a ingratidão o lobo, que após ser salvo por um homem dos caçadores, queria o comer; O fato de não se poder confiar em todos, como é o caso de "O gato vegetariano" que, usando um cordão de Monge, fez os ratos acreditarem que era vegetariano (já que todos os monges o são) e aguardando a aproximação deles, os devorou; "A força e a sabedoria" que ensina que um trigue pode utilizar sua força, no entanto, se um homem utiliza-se de sua sabedoria em conjunto tem a habilidade de vencê-lo e entre outras fábulas maravilhosas de dragões, tigres e seres extraordinários.


Simony

Nenhum comentário:

Postar um comentário